Paulo Eduardo Dias
As chuvas de verão, geralmente mais fortes nos meses de janeiro e fevereiro sempre causam transtornos como desabamentos, enchentes e interdições de imóveis. Mas, em São Paulo vem chamando a atenção uma cena que se tornou corriqueira: o bloqueio da Avenida 23 de Maio na altura do viaduto General Marcondes Salgado, na região do Ibirapuera, na zona Sul. Via de grande movimentação de veículos em ambos os sentidos, o início do corredor Norte-Sul liga o Aeroporto de Congonhas passando pelo Anhangabaú, no Centro, até a região de Santana e ao Campo de Marte, na zona Norte.
Avenida 23 de Maio alagada. Cena corriqueira com a chegada das chuvas de verão Foto: AE/26/11/11 |
Pelos dados que podem ser obtidos através de consulta no site do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, do primeiro dia de 2012 até sexta-feira, 10 de fevereiro, a capital teve 19 dias que resultaram em algum ponto de alagamento, sendo que destes pontos, por sete vezes houve o fechamento da Avenida 23 de Maio, o primeiro em 17 de janeiro.
Se for levado em conta os dados relativos aos dois meses em separado foram 15 alagamentos e cinco bloqueios em janeiro. Em apenas dez dias de fevereiro foram registrados pelo CGE quatro alagamentos pela capital e dois bloqueios da Avenida 23 de Maio, na terça-feira 7 e na sexta-feira 10, ou seja, 50% dos alagamentos até a presente data do segundo mês do ano estão concentrados na via.